TRANSPARÊNCIA SESI

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI SE. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou por e-mail.

1 - Como faço para matricular meu filho nas escolas no SESI?
Para o ano seguinte, o período de inscrição ocorre entre o mês de dezembro do ano vigente ao mês de janeiro do ano seguinte, atentando-se para a categoria da matrícula: indústria ou comunidade. Além disso, deve atentar-se para as localidades e os níveis de ensino disponíveis em cada unidade escolar.
2 - Como efetuo a matrícula e qual a documentação necessária?

O responsável deverá ir até uma das escolas da Rede SESI-SE de seu interesse no período da sua categoria e apresentar os seguintes documentos:

  • 3 fotos 3x4
  • Declaração e/ou Transferência (apresentar documento de adimplente em caso de escola particular, inclusive em caso de mudança entre escolas da Rede)
  • Boletim de Notas da Escola Anterior
  • Comprovante de Residência atualizado c/ o CEP
  • Se for Indústria, cópia do Contracheque e os 3 (três) últimos (GRPS e GFIP ( código 507)
  • Cópia do CPF, RG dos responsáveis.
  • Cópia do CPF e RG do aluno
  • E-mail dos responsáveis e do aluno
  • Efetuar o pagamento da 1ª mensalidade no ato da matrícula
3 - Como é realizada a escolha do curso do Ensino Técnico (Articulado)?

Para os alunos do 9º ano (Ensino Fundamental II) é feito uma Orientação Vocacional no mês de outubro em parceria com o SENAI sobre os cursos técnicos existentes. Conhecedor dos cursos articulados o aluno ao se matricular no 1º ano do Ensino Médio faz sua opção, iniciando sua formação profissional a partir do 2º ano do Ensino Médio, em tempo integral nas escolas do SESI/SENAI.

4 - O que é categoria Indústria?
Beneficiário que seja funcionário, e mantenha vínculo empregatício com empresas industriais, ou equiparadas, que recolham contribuição compulsória ao SESI, e seus dependentes legais. Para verificar a existência do recolhimento ao SESI, é preciso consultar a área contábil ou RH da empresa na qual trabalha (GFIP da Empresa – 1ª Folha que tenha o código 507). GFIP – Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações da Previdência Social.
5 - O que é categoria Comunidade?
Todo e qualquer candidato que não seja oriundo da indústria. Para essa categoria as vagas disponibilizadas somente ocorrem após atendimento aos industriários e seus dependentes.
6 - Parente (avô, tio, irmão etc.) que trabalha em empresa beneficiária do SESI (Indústria) pode inscrever o menor na categoria “Indústria”?
Depende. Caso o menor seja dependente do respectivo parente de forma legal, ou seja, (o referido parente deve possuir sua guarda legal emitida pelo juiz), caso contrário, somente se for filho, em registro, do trabalhador da Indústria contribuinte do SESI-SE.
7 - Por que o SESI-SE não é gratuito? Há cursos gratuitos?
O SESI-SE instituiu a cobrança da mensalidade com valores diferenciados por categoria (indústria e comunidade) para os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, como forma de subsidiar, parcialmente, as despesas com Serviços Educacionais. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os cursos de Educação Continuada, ministrada nas escolas SESI-SE são gratuitos, mas atende somente à categoria da indústria. O serviço oferecido pela creche é gratuito.
8 - Como solicitar as ações do Programa Cozinha Brasil e participar das ações desenvolvidas?

Para Pessoa Jurídica, o requerente deverá solicitar a ação pretendida – Palestra (s), Curso (s), Oficina (s) - por meio de ofício assinado pelo responsável legal e/ou diretor da empresa, o qual deverá ser endereçado à Superintendência Regional do SESI, no seguinte endereço: Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n. Edf. Albano Franco, 2° andar. Horário de funcionamento: 7h às 12h e 13h às 16h. Além do meio físico, para agilizar o processo interno o ofício poderá, ainda, ser digitalizado e encaminhado via e-mail para cozinhabrasil@fies.org.br. O ofício deverá conter informações que caracterizem as ações desejadas, como número previsto de participantes, objetivo da ação (ações), data pretendida para realização da (s) atividade (s), entre outros.

Para Pessoa Física, os interessados deverão dirigir-se ao CEFEM – Avenida Tancredo Neves. Nº. 5600, Bairro América – para realizar sua inscrição, informando nome completo, CPF e data de nascimento, com apresentação de documento original com foto, em até 05 dias antes da realização da atividade, momento no qual receberá o boleto para pagamento.

9 - Gostaria de saber como faço para participar dos processos seletivos para trabalhar no SESI.
Basta acessar nosso site (www.fies.org.br), clicar em “trabalhe conosco”, em seguida “cadastrar uma conta no sistema”, informando seu nome completo, CPF, e-mail e criando uma senha. Em seguida, preencher todos os campos obrigatórios. Ao concluir, verificar se existe alguma vaga que atenda ao seu perfil de escolaridade, existindo a vaga, clique em “inscreva-se para esta vaga”.
10 - Estou tentando fazer minha inscrição no Financiamento Estudantil e não estou conseguindo.
É normal muitos confundirem a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Possuímos a mesma sigla, porém, nossos serviços são bem diferentes. A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe é a entidade de representação das indústrias locais. Sedia-se na cidade de Aracaju. Seu principal objetivo é estudar, defender e coordenar os interesses das categorias econômicas representadas pelos sindicatos patronais da indústria e com o intuito de colaborar com o sistema confederativo a que pertence, como entidade técnica e consultiva, na busca do desenvolvimento, da solidariedade social, intercâmbio técnico, econômico e sindical. O Sistema é composto pelo SESI, SENAI, IEL e sindicatos patronais da indústria de Sergipe.